BIBLIOTECAS - EDUCAÇÃO PARA O USO SEGURO DA INTERNET (Um projeto de cooperação entre o PES e as BIBLIOTECAS do AESC - 2015) [Página de Arquivo - até abril de 2020]

 

 

 Em Destaque

do not track  
Real. Brett Gaylor, Upian/Arte/ONF/BR (NFB - Canadá), 2015
Uma série online em 7 episódios, com os quais podemos interagir, sobre os mecanismos de controlo e atentado à privacidade  quando navegamos na Internet.

Quem lucra com os nossos dados?
O que são trackers? E cookies?
Alguns likes no facebok não revelam muito sobre si, certo? Errado!
O seu telemóvel está sempre consigo e...espia-o!
As redes sociais tornaram-se fonte principal de informação, mas muito filtrada e limitada.
 

 Trailer da série

 2015 - 2020

Como separar os factos da ficção na Internet
(Markham Nolan)

No final desta palestra haverá mais 864 horas de vídeo no YouTube e mais 2,5 milhões de fotos no Facebook e no Instagram. Como é que podemos fazer uma selecção, perante este "dilúvio"? Markham Nolan partilha as técnicas de investigação que ele e a sua equipa utilizam para verificar informações em tempo real, para que possam saber se aquela imagem da Estátua da Liberdade foi manipulada ou se aquele vídeo transmitido a partir da Síria é verdadeiro.

 

É assim que retomaremos a internet
(Edward Snowden)

Através de um robô de telepresença, Edward Snowden fala  sobre vigilância e liberdade na internet. O direito à privacidade de dados, sugere ele, não é uma questão partidária, mas requer uma reavaliação fundamental do papel da internet nas nossas vidas e das leis que a protegem. "Os nossos direitos são importantes", diz ele, "porque nunca saberemos quando precisaremos deles."

 

Rastreando os rastreadores
(Gary Kovacs)

Enquanto navega na Web, estão a recolher informação sobre si. O rastreio na Web não é 100% mau - a informação pessoal pode tornar o seu browser mais eficaz; os cookies podem ajudar os seus sites preferidos a manterem-se em atividade. Mas, diz Gary Kovacs, está no seu direito de saber que informação estão a recolher sobre si e como isso afeta a sua vida online. Gary Kovacs dá a conhecer uma extensão para o Firefox que faz precisamente isso.

 

Todos seus dispositivos podem ser "hackeados"
(Avi Rubin)

Alguém pode "hackear" o seu pacemaker? Avi Rubin explica como os hackers estão a comprometer a segurança e privacidade de carros, smartphones e dispositivos médicos e alerta-nos para os perigos de um mundo cada vez mais "hackeável"

 

 

 

Jogos - SeguraNet (1/2 CEB)

(SeguraNet)

 

 

Histórias do Lucas (1CEB)

(com o patrocínio do Centro Internet Segura, coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.)

 

 

    Partilha de Informação Pessoal

 

    (SeguraNet)

 

 

    Publicação de fotos online

 

    (SeguraNet)

 

 

  Dependência Online

 

(CIS FCT)

 

 

  Regras Online

 

(CIS FCT)

 

 

  Publicação de Fotografias  

 

(CIS FCT)

 

 

  Pensa duas vezes antes de publicar  

 

(CIS FCT)

 

 

 Cyberbullying 

 

(CIS FCT)

 

 

  Gavin James: The Book of Love  

 

(Gavin James)

 

 

  Diferentes Entre Iguais  

(BUllying: Ambitare)

 

 

  Pegada Digital  

 

(AVG Technologies)

 

 

    Regras de Jogo do Ciberespaço  

     (Disney Channel e Centro Internet Segura)

 

Viste alguma coisa estranha?

(Clicksafe.be)

 

Quem está do outro lado

 (Sigur.info - Roménia)

 

Regras online

 (FCT - FCCN)

 

Pensas que sabes...

 (CEOP)

 

 

 

 

Prisioneiros da internet
(Reportagem)

Sim, os adolescentes podem viciar-se na net, passar horas seguidas a jogar ou a conversar. Esquecem-se das tarefas escolares, de dormir, de comer ou até mesmo de lavar os dentes. Quando estar online se transforma num problema, é preciso tratamento adequado.

 

Hacker
(Dossiê temático)

"Hacker" é uma palavra de origem inglesa e designa alguém com profundos conhecimentos de informática que os usa para aceder a sistemas informáticos alheios sem autorização.
Se não deixa entrar em casa um estranho e fecha a porta à chave quando sai à rua, deve ter as mesmas precauções na utilização dos meios digitais.

 

Cibercrime - o seguro morreu de velho
(Dossiê temático)

Alguns cuidados com os seus utensílios digitais podem evitar alguns dissabores: quando se desfaz de um computador, é aconselhável formatar o disco rígido ou mesmo destruí-lo. O mesmo se aplica a “pens” ou a cartões de memória. Reflita antes de publicar fotos:”uma vez na net, sempre na net”

 

Spam
(Dossiê temático)

É através do correio electrónico que uma boa parte dos actos criminosos online acontecem. Nem o Facebook escapa a esta invasão, basta aceitar os posts e clicar em links de perfis falsos para o computador poder ser infectado com vírus.

 

Navegar no Facebook sem "cair" na rede
(Reportagem)

Estar na mais popular rede social do mundo é tão banal como ir ao café da esquina. Porém, no Facebook vemos caras mas não vemos os corações e as intenções dos outros utilizadores. Os jovens são um alvo fácil, por isso impõem-se regras simples de segurança.

 

 

2 2 2